A+  A-  |  voltar

Osteocondroses e Osteocondrites do Pé

Osteocondroses do Pé :

Osteocondrose é um distúrbio que envolve a cartilagem de crescimento ou FISE, presente nos ossos de crianças e adolescentes que estão em fase de desenvolvimento esquelético.

Por razões ainda pouco conhecidas, ocorre uma diminuição da circulação sanguínea na cartilagem de crescimento; uma isquemia temporária que leva a uma lesão autolimitada, caracterizada por quatro estágios:

Estágio 1: Processo inflamatório local, com reabsorção óssea ao redor da cartilagem.

Estágio 2: Fragmentação e zonas de irregularidade com o aumento da área da lesão ocasionada pela trombose e obstrução dos canais vasculares.

Estágio 3: Fase de reparo. Gradualmente ocorre a revascularização local e inicia a cicatrização óssea pela substituição do tecido lesado.

Estágio 4: Fase de remodelação e estágio final da lesão, onde ocorre a consolidação (calcificação) óssea que determina a deformidade residual, caso ela tenha ocorrido durante as fases anteriores.

As causas da osteocondrose ainda são controversas. Os dois principais fatores considerados são traumas e lesões por sobrecarga ou impacto de repetição; que promovem as alterações vasculares ao nível da cartilagem de crescimento. Outros eventos como embolia, distúrbios endócrinos, defeitos vasculares locais, fatores genéticos e hereditários podem estar relacionados.

Essa alteração acontece, na maioria das vezes (80%), em algum osso do membro inferior. Os ossos do pé estão envolvidos em até 30 % dos casos.

Cada lesão em determinado osso acometido leva o nome de quem primeiramente a descreveu, um epônimo.

As Principais Osteocondroses do Pé são :

1. Osteocondrose da Cabeça Metatarsal ( Doença de Freiberg ) :

É a osteocondrose que envolve geralmente a cabeça do 2º (68%) ou do 3º metatarso (27%), e menos frequentemente a do 4º (5%).

É a única osteocondrose mais frequente em mulheres (5:1), entre os 12 e 15 anos, e raramente ocorre em ambos os pés.

A principal queixa é a dor e o inchaço da articulação, que piora com o movimento e com atividades de impacto (caminhada, corrida, dança,...). Com a evolução da lesão, pode ocorrer limitação do movimento do dedo e deformidade articular.

A avaliação inicial é feita através do raio X dos pés, sendo possível classificar a doença de Freiberg em 5 estágios evolutivos (segundo Smillie), desde uma fratura subcondral (Estágio 1) até a completa degeneração articular com achatamento e artrose da cabeça metatarsal (Estágio 5).

O tratamento sintomático é eficaz para os estágios iniciais da lesão. Medicação analgésica e a retirada do apoio aliviam a dor aguda. A adaptação de palmilhas que diminuem a pressão sob a articulação podem ser usadas para um tratamento a longo prazo.

A cirurgia está indicada nos estágios tardios ou quando não há melhora com o tratamento conservador. Existem várias técnicas cirúrgicas descritas com a intenção de melhorar a forma e a congruência articular. Uma das técnicas mais utilizadas é a osteotomia dorsal metatarsal; isto é, a retirada em cunha da lesão com a rotação da cartilagem plantar normal, refazendo a congruência da articulação.

2. Osteocondrose do Navicular ( Doença de Köhler ) :

Descrita por Köhler em 1908, a osteocondrose do navicular é mais frequente no sexo masculino (5:1); ocorre entre os 3 e 7 anos de idade, na maioria dos casos; e o acometimento bilateral é incomum.

O principal sintoma é a dor na região medial do pé que piora com o apoio. A região pode apresentar-se inchada e levemente avermelhada.

No exame radiológico podemos encontrar o osso navicular deformado, achatado e com múltiplas áreas de reabsorção e ossificação irregular (esclerose óssea).

O tratamento da osteocondrose do navicular é conservador, com a melhora dos sintomas em um tempo bastante variável. Medicação analgésica e anti-inflamatória, repouso e o uso de bota imobilizadora ou palmilha com o apoio do arco plantar, ajudam a diminuir a dor e o desconforto, além de abreviar o tempo de recuperação da lesão.

A doença de Köhler não ocasiona nenhuma alteração ou defeito ósseo no pé a longo prazo. O tempo de remodelação e reestruturação do navicular pode levar de 6 meses a muitos anos, sempre reconstituindo totalmente a sua anatomia.

3. Osteocondrose do Calcâneo ( Doença de Sever ou Haglund-Sever ) :

A osteocondrose do calcâneo ou doença de Sever acomete principalmente crianças entre 7 e 12 anos de idade e está relacionada com o aumento da atividade esportiva de impacto como o futebol, basquete, handebol ou vôlei.

Acomete seis vezes mais meninos do que meninas (6:1) e frequentemente é bilateral.

A principal queixa é a dor na região plantar do calcanhar que aumenta durante ou após a atividade esportiva. A criança pode começar a caminhar na ponta dos pés, evitando apoiar o calcanhar doloroso no chão e, consequentemente, reluta em praticar atividades de salto ou corrida.

Na avaliação clínica o principal sinal é a dor a palpação localizada na face plantar do calcanhar.

No exame radiológico a cartilagem de crescimento (fise) apresenta-se alargada, irregular e com sinais de esclerose e fragmentação óssea ao redor da lesão.