A+  A-  |  voltar

Metatarsalgia


A dor plantar na frente do pé é chamada de dor metatarsal ou metatarsalgia. É uma das queixas mais frequentes do homem moderno. A pavimentação do terreno, o uso de calçados das mais variadas formas, a prática esportiva e muitas outras mudanças evolutivas, criaram uma gama de fatores que favorecem a ocorrência dessas lesões, causam deformidades e dor no pé humano.         

Existem inúmeras causas para que ocorra a metatarsalgia, por isso é importante a avaliação de um especialista para definir melhor os fatores que estão envolvidos nessas lesões, uma vez que os tratamentos podem variar e terem uma abordagem completamente diferente.

Metatarsalgia:

Metatarsalgia é a dor localizada ou generalizada na região plantar e frontal do pé, sob as cabeças metatarsais. Ela está intimamente relacionada com os calos e as calosidades plantares na região frontal e apresentam-se frequentemente em conjunto, causando dor e desconforto para o paciente.

Ela pode ser classificada como metatarsalgia primária, de origem funcional ou postural, ou metatarsalgia secundária, de origem metabólica, neurológica, traumática ou iatrogênica.

 

Metatarsalgia Primária:

 

São condições de origem funcional ou postural que alteram a anatomia básica dos metatarsos, suas relações entre si e entre os demais ossos do pé.