Navicular Acessório

O navicular é um osso que se articula com a cabeça do tálus e com os três cuneiformes. Ele possui a forma de um “C”, ferradura ou casco de navio e está localizado na porção mais alta do arco plantar, a curvatura medial da planta do pé. É um importante osso para os movimentos do mediopé, principalmente para a pronação e supinação (movimento para fora e para dentro com rotação).

Na sua borda medial, insere-se o tendão tibial posterior, fundamental para o movimento e sustentação do arco do pé.

O Navicular Acessório:

Navicular acessório é uma alteração congênita de formação da tuberosidade do osso navicular por divisão da sua matriz de ossificação durante a fase embrionária. Isto ocasiona o aparecimento de um osso acessório (sesamóide) na protuberância medial do navicular.

Foi descrito em 1605 pelo Dr. Bauhin e recebe diversos nomes na literatura médica, como:  Escafóide Acessório, Prehallux e Os Tibiale Externum.

A incidência na população dessa malformação varia de 5 a 10 % de acordo com alguns estudos.

O navicular acessório é classificado em três tipos:

Tipo 1 - Pequeno osso acessório sem conexão ou articulação direta com o corpo do navicular. Normalmente de forma arredondada e bem delimitada, localizado na porção plantar da inserção do tendão tibial posterior. Assintomático na maioria dos casos.

Tipo 2 Porção óssea claramente relacionada com o corpo do navicular, separada por uma placa fibrocartilaginosa (sincondrose). Frequentemente causa sintomas dolorosos, principalmente após atividade física.

O navicular tipo 2 Pode estar localizado medialmente, na ponta da tuberosidade e sujeito à força de tração pelo tendão tibial posterior (Tipo 2A), ou mais plantar, abaixo do navicular e sujeito à força de cisalhamento pelo mesmo tendão (Tipo 2B).

Tipo 3Prolongamento ósseo da tuberosidade do navicular. O osso acessório está unido por uma ponte óssea rígida e contínua, dando um formato mais alongado ao navicular.

A existência do navicular acessório pode ocasionar dor e desconforto quando existe alguma forma de lesão envolvida como compressão local, trauma ou tração de repetição pelo tendão tibial posterior. Calçados inadequados, atividades de impacto e entorses são os principais fatores que podem provocar o início do quadro doloroso. Os sintomas frequentemente ocorrem no início da adolescência com o aumento do peso e da atividade esportiva.

A queda do arco plantar, pé plano ou pé chato, está relacionada com a presença do navicular acessório pelo aumento do comprimento ósseo e pela alteração da inserção do tendão tibial posterior. Isto modifica a linha de tração desse tendão, que passa a agir mais como um adutor do que um supinador do antepé, diminuindo assim a sustentação do arco plantar.

O tratamento inicial tem como objetivo amenizar a dor e o processo inflamatório local. O uso de bota imobilizadora, gelo e medicação anti-inflamatória pode ser indicada para alívio dos sintomas agudos. Mudança do tipo de calçado, preferencialmente tênis, com palmilha para apoio do arco plantar pode melhorar o conforto e dar suporte para o arco plantar, diminuindo a sobrecarga mecânica do tendão em relação ao navicular acessório. A fisioterapia pode ser instituída com o objetivo de melhorar a força do tendão e dar alívio sintomático.

O tratamento cirúrgico é indicado em casos recidivantes ou quando não existe melhora com o tratamento conservador. A cirurgia consiste em retirar (excisar) o navicular acessório, podendo haver necessidade de reinserir (recolocar) ou retensionar (encurtar) o tendão tibial posterior no navicular.

Quando existe uma deformidade em pé plano importante associada, o realinhamento ósseo do calcanhar (osteotomia) pode ser indicado juntamente com a excisão do navicular acessório.