A+  A-  |  voltar

Deformidades do 5º dedo


 

Sobreposição do 5º Dedo (Overllaping ou Supra-Aduto)

 

A sobreposição do quinto dedo do pé (menor dedo ou “dedinho” do pé) é uma deformidade congênita muito comum na população.

Também pode ser descrita como Overllapping ou 5º dedo Supra-Aduto, isto é, desviado para cima e para dentro.

Caracteriza-se pela rotação e desvio medial das falanges do 5º dedo e contratura do tendão extensor longo, assumindo um posicionamento por cima do 4º dedo.

 

                  

 

Essa deformidade causa bastante incômodo, principalmente nas mulheres, pelo uso de calçados de salto alto e bico fino, que comprimem e fazem atrito lateral no pé.

Muitas vezes ocorre a formação de uma calosidade na porção mais lateral e superior do dedo ou entre o 4º e o 5º dedos (calo em espelho). A unha pode sofrer importante alteração na sua forma e no crescimento.

O tratamento conservador baseia-se na proteção com coxins (pads) para acolchoamento e mudança do estilo de calçados.

O tratamento cirúrgico para os casos leve e moderados consiste no alongamento e liberação das estruturas que estão encurtadas e contraturadas, como o tendão extensor longo e a cápsula articular.

O tratamento cirúrgico para deformidades mais severas consiste em uma plastia da pele, isto é, a criação de um retalho em V-Y para alongamento do tecido cutâneo, juntamente com o alongamento do tendão extensor longo e da cápsula articular.  

 

 

Sobposição do 5º dedo (Underllaping ou Infra-Aduto)

 

Assim como a sobreposição, a sobposição do quinto dedo do pé (o menor dedo ou “o dedinho” do pé) também é uma deformidade congênita muito comum.

Também pode ser descrita como Underllapping ou 5º dedo Infra-Aduto, isto é, desviado para baixo e para dentro.

Caracteriza-se pela rotação e desvio medial das falanges do 5º dedo e contratura do tendão flexor longo, assumindo um posicionamento por baixo do 4º dedo.

Essa deformidade causa incômodo pela compressão do 5º dedo, que fica entre o 4º dedo e o chão. A dor pode se intensificar com o uso de calçados de caixa muito baixa ou rasteiros.

Muitas vezes ocorre a formação de um calo entre o 4º e o 5º dedos (calo em espelho). A unha pode sofrer importante alteração na sua forma e no crescimento.

O tratamento conservador baseia-se na proteção com coxins (pads) para acolchoamento e mudança do estilo de calçados.

O tratamento cirúrgico consiste no alongamento e liberação das estruturas que estão encurtadas e ressecção parcial ou total da falange proximal para permitir o realinhamento do dedo.

 

 


Consultório Porto Alegre


(51) 3737.2003

Celular & WhatsApp : (51) 99574.5500

Internet : Agendamento Online 

R. Ramiro Barcelos, 630 / Sala 506

Cep: 90035-001 

Floresta - Porto Alegre - RS

Obs.: Estacionamento no local