Clínica e Cirurgia do Pé e Tornozelo


Porto Alegre - RS

R. Ramiro Barcelos, 630 - Sl. 506

Bairro Floresta

Porto Alegre / RS


  (51) 3737-2003  (51) 99574-5500
  clinicaecirurgiadope@gmail.com

Vídeos

Orientações aos Pacientes

Orientações aos Pacientes Diabéticos


Prevenção e Cuidados para o Pé Diabético 

 

1. Controlar rigidamente os níveis de açúcar no sangue, cuidar a dieta e utilizar a medicação corretamente são atitudes primordiais para evitar qualquer complicação relacionada ao diabete.

  

 


 2. Examinar os pés diariamente á procura de lesões, áreas avermelhadas, unhas encravadas ou feridas abertas.

 

 

 

3. Visualizar a planta dos pés e o espaço entre os dedos com a ajuda de um espelho. Caso tenha dificuldade para enxergar, peça ajuda para outra pessoa.

 

  

4. Mantenha os pés limpos e secos. Tenha cuidado com a temperatura da água para evitar queimaduras, não deixe os pés de mollho e seque bem todo o pé, a região entre os dedos e as unhas.

   

5. Não use bolsas de água quente nos pés


6. Utilize creme hidratante na região do calcanhar, planta e dorso do pé. Evite a região entre os dedos, pois isso propicia a formação de frieiras.

  

 

 

 

7Corte as unhas retas, sem arredondar os cantos, isso evita cortes na pele e que elas encravem na lateral do dedo. O ideal é que seja feito por um profissional (podólogo) que saiba que você tem diabetes.

   

8. Calosidades são sinais de atrito e pressão localizada. Podem indicar que os sapatos estão apertados ou estão ocorrendo deformidades nos dedos. Consulte um especialista para adaptar novos calçados ou corrigir essas deformidades.

  

9. Calos podem ser removidos lixando-os suavemente com uma lixa fina ou pedra-pome, cuidando para não haver sangramento. Caso sejam muito espessos ou com rachaduras, devem ser avaliados por um especialista.

 

10. Os sapatos para pé diabético devem ser confortáveis, acolchoados e sem costura interna. A porção superior deve ser de couro macio. A parte da frente deve ser rígida e larga para acomodar os dedos. Sua altura deve ser aumentada, suficiente para adaptar uma palmilha de couro moldada que distribua as pressões uniformemente na planta do pé.

 

11. Procurar usar sempre meias brancas de algodão, que transpiram melhor e permite avaliar qualquer sinal de secreção ou sangramento que possa ocorrer. Evitar meias de material sintético, com furos, dobras ou costuras em relevo. Não usar meias apertadas ou com elástico.

   

 


12. Inspecionar periodicamente o interior dos sapatos, procurando objetos estranhos, costuras soltas ou saliências internas. Amacie calçados gradualmente, use-os por uma ou duas horas de cada vez e sempre cheque seus pés a procura de áreas avermelhadas. Não use sandálias abertas ou de material sintético que possam fazer atrito e lesões entre os dedos ou no dorso do pé.

 

VIVA BEM COM O PÉ QUE VOCÊ TEM !!!



Ler Mais
Orientações Pré e Pós-Operatórias

PRÉ-OPERATÓRIO:


Antes da Cirurgia:

 

1. JEJUM absoluto por 8 (oito) horas antes do procedimento cirúrgico. Isto é, não beba e não coma absolutamente NADA durante esse período.

 

2. CHEGAR ao hospital e dirigir-se ao setor de internação, no mínimo 1 HORA antes do horário marcado da cirurgia.

 

3. LEVAR TODOS seus exames de imagem: RX, ressonância, tomografia, ultrassonografia, etc. Também LEVAR o último exame de sangue realizado e o último eletrocardiograma (ECG), se solicitados anteriormente.

 

4. LEVAR a(s) órtese(s), a(s) sandália(s) ou a bota imobilizadora e/ou o par de muletas, quando solicitadas previamente.

 


 

5. RELATAR sempre ao anestesista se você tiver alguma doença (diabete, hipertensão, etc), as medicações que você utiliza diariamente e o local do seu corpo onde será feita a cirurgia.

 

 

PÓS-OPERATÓRIO:


Após a Cirurgia:

 

1. Manter o MEMBRO OPERADO ELEVADO para diminuir o edema (inchaço).

 

2. Tomar as MEDICAÇÕES de acordo com a receita médica, sempre respeitando as dosagens e os horários estipulados.

 

3. CAMINHAR: Sempre seguir as recomendações dadas para o uso de órteses, de sandálias ou de muletas, caso seja necessário.

 

4. BANHO: Proteger o curativo com saco ou filme plástico, cuidando para não molhar. Pode-se utilizar um banco ou uma cadeira para proporcionar um conforto maior.

 

 

Ler Mais
Guia de Alongamentos


Alongamento Posterior de Perna:

 

1. Fique em pé na borda de uma escada ou degrau com os pés próximos um do outro e com os dois calcanhares para fora do degrau. Mantenha ambos os joelhos retos e segure-se apoiando-se num suporte fixo com pelo menos uma mão. Depois desça ambos os calcanhares ao mesmo tempo, o mais baixo possível, sentindo alongar a musculatura da panturrilha. Mantenha esta posição por 15 segundos.

 

Obs: É mais confortável realizar este alongamento com sapatilhas ou calçado de sola flexível. 

 

 


2. Apoie as suas mãos contra a parede e coloque um dos pés na frente do corpo e estenda a outra perna para trás. Cuide para os pés ficarem paralelos e ambos os calcanhares encostados no chão. Desça lentamente o seu tronco em direção à parede, dobrando ligeiramente o joelho que está na frente. Sinta alongar a musculatura da panturrilha da perna que está atrás e mantenha esta posição por 15 segundos.

 

 

 

3. Em posição sentada, passe um elástico firme, fita de tecido ou até mesmo uma toalha, na porção frontal do pé. Mantenha a perna esticada e puxe o pé em direção ao corpo sentindo alongar a musculatura da panturrilha. Mantenha esta posição por 15 segundos.

 

 

 

Alongamento Posterior de Coxa: 

 

 

4. Em pé, apoie o calcanhar em uma plataforma firme, como um banco, cadeira ou mesa. Mantenha a coluna reta e os joelhos esticados, flexione lentamente o tronco para a frente, tentando segurar o tornozelo ou o pé. Sinta alongar a parte posterior da coxa e mantenha a posição por 20 segundos.

 

 


5. Sentado, com uma perna estendida e outra flexionada e rodada lateralmente. Mantenha a coluna reta e flexione lentamente o tronco para frente, tentando segurar o tornozelo ou o pé. Pode-se usar uma faixa, cinta ou toalha caso tenha dificuldade em alcançar e segurar o tornozelo ou o pé. Sinta alongar a parte posterior da coxa e mantenha a posição por 20 segundos.

 

 


Ler Mais

Local de atendimento


Porto Alegre - RS

R. Ramiro Barcelos, 630 - Sl. 506

Bairro Floresta

Porto Alegre / RS


 (51) 3737-2003    (51) 99574-5500
  clinicaecirurgiadope@gmail.com

AGENDAR

Galeria

CONSULTÓRIO - Ramiro Barcellos, 630 - Sl. 506 | Porto Alegre/RS

HOSPITAL BLANC - Porto Alegre/RS

Termos de Uso

Ao usar este site, você aceita automaticamente o uso de cookies.
Ver Política de Privacidade
Ver Termos de Uso/Cookies

Eu Aceito