Essa coleção de imagens mostra diversas esculturas, da época do renascimento até os dias de hoje. As formas de representar, os detalhes e o contexto empregado nessas esculturas estão diretamente relacionadas com o pé e suas variações anatômicas.
Elas foram obtidas de diversas fontes; algumas fotografadas por mim, outras em colaboração, principalmente da apresentação que me inspirou para construir esta página, de autoria do Dr. Pier Carlo Pisani intitulada ” Il Piede Profilo Culturale” proferida em maio de 2008 no 57º curso teorico-prático de atualização em cirurgia do pé em Santa Vittoria D’Alba na Itália.
Agradeço a todos.
1. Esta é uma das 28 esculturas em alto relevo da porta sul do batistério de Florença, realizada por Andrea Pisano (Andrea da Pontedera) em 1336 . As esculturas representam cenas da vida de São João Batista e as virtudes.
Representação de um homem com sequela de pé torto congênito.
2. Estatueta Ashanti (grupo étnico ao sul de Gana – África), representando uma menina com deformidade em ambos os pés.
Século XIX – Galeria Awale em Saint Paul de Vance – França
3. ” Spinario “ – Representação de um menino retirando espinho do pé
Autor desconhecido – Exposta no Museu Capitolino no Palazzo dei Conservatori - Roma
4. “Miracolo del Piede Riattaccato” – Milagre do Pé Recolocado ou “Miracolo del Figlio Pentito” – Milagre do Filho Arrependido, realizado por Santo Antônio de Pádua .
Painel em bronze com douramento, esculpido em 1446 por Donatello (Donato di Niccolò di Betto Bardi (1386 – 1466))
Um dos quatro painéis da série ” Os Milagres de Santo Antônio de Pádua” esculpidos por Donatello.
Segundo a descrição, um jovem homem da cidade de Pádua, chamado Leonardo, confessou a Santo Antônio que havia discutido e chutado com violência a sua própria mãe. Santo Antônio, lamentando o ato com um ar de desaprovação, duramente disse: “O pé que bate no pai ou na mãe deve ser cortado”. O homem não entendendo o real significado das palavras, cortou o próprio pé. Após ficar sabendo da notícia, Santo Antônio foi acudir Leonardo e explicar seus dizeres. Imediatamente Santo Antônio segurou o tornozelo cortado e fazendo o sinal da cruz reimplantou o pé amputado, de modo que o homem levantou- se alegre e reconstruído, aplaudindo, saltando e louvando a Deus.
Local: Altar da basílica de Santo Antônio em Pádua – Itália
5. Pietá de Michelangelo, mármore de Carrara, esculpida em 1498. Sua primeira grande obra e única a ser autografada; Michelangelo tinha apenas 23 anos, por isso gravou seu nome na faixa que atravessa o peito de Maria.
Um dos pés mais bem esculpidos, anatômicos e ricos em detalhes. O pé esquerdo de Jesus Cristo apresenta-se pendente e plano, com os detalhes na pele das dobras sobre o tendão de Aquiles e a elevação do tendão tibial posterior. O pé direito toca parcialmente o solo sobre o vestido de Maria e apresenta ricos detalhes anatômicos dos ossos e músculos da região do tornozelo e dos dedos.
Local: Basílica de São Pedro – Roma