História e Cultura Sobre seus Pés




A+  A-  |  voltar

Obras


Essa coleção de figuras mostra telas, tapeçarias e desenhos de diversos artistas famosos da época do renascimento até os dias de hoje. As formas de representar, os detalhes e o contexto empregado nessas pinturas estão diretamente relacionadas com o pé e suas variações anatômicas.

Elas foram obtidas de diversas fontes; algumas fotografadas por mim, outras em colaboração, principalmente da apresentação que me inspirou para construir esta página, de autoria do Dr. Pier Carlo Pisani intitulada ” Il Piede Profilo Culturale” proferida em maio de 2008 no 57º curso teorico-prático de atualização em cirurgia do pé em Santa Vittoria D’Alba na Itália.

Agradeço a todos.

 

1. A imagem de 1420 demonstra Santa Elisabete da Hungria oferecendo o pão para dois enfermos com deformidades no pé e na perna usando bengalas. Esta imagem é de uma coleção de miniaturas de obras impressas no livro texto do Hospital Medieval Espirito Santo de Nuremberg, Alemanha (1420), servindo como princípio orientador do sistema hospitalar da época.

 

 

Hospital Espírito Santo, Arquivo Estadual, Nuremberg, Alemanha

 

2. Raffaelo Sanzio (1483 - 1520) pintou vária obras sobre a vida e atos dos apóstolos de Cristo. Em 1515 fez um desenho retratando o primeiro milagre de Pedro após a crucificação de Cristo: ” The heal of Lame Man” – A cura do homem coxo (aleijado, manco).

A figura relata o momento em que os Apóstolos Pedro e João encontram na porta do Templo de Jerusalém um homem coxo pedindo esmolas e lhe dão a cura de seu mal. Pedro, apontando para o céu, disse: “Não tenho ouro nem prata , mas o que eu tenho eu te dou. Em nome de Jesus, o Nazareno, levanta-te e anda! ” Pedro pegou-o pela mão e levantou-o, agora os pés e os tornozelos do homem estavam fortes, ele levantou-se e começou a andar ao redor, entrou no templo andando e louvando a Deus juntamente com Pedro e João.

 

 

Pintura original exposta no museu Victoria e Albert em Londres.

 

Este desenho foi utilizado como modelo para a tapeçaria de mesmo nome utilizada na Capela Sistina e atualmente exposta na pinacoteca do museu do Vaticano.

 

3. O francês Nicolas Poussin (1594 - 1665) também pintou em óleo sobre tela esse episódio em 1655. A tela está exposta no Museu Metropolitano de Nova Iorque.

 

 

4. As pinturas abaixo são de Masolino da Panicale (1383 - 1447) e decoram as paredes da Capela Brancacci da Igreja de Santa Maria del Carmine em Florença, Itália.

Na parede direita da capela aparece novamente a representação do milagre de Pedro, ” A Cura do Homem Coxo”, e no mesmo quadro, “A Ressureição de Tabita”, um dos milagres de ressuscitação realizado pelo apóstolo de Cristo.